ADUBO LÍQUIDO.COM - Clique aqui
Clique acima e conheça ADUBOLÍQUIDO.com
SISTEMAS AGRÍCOLAS
É geralmente o uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Normalmente é utilizada no mercado interno.
Esse tipo de agricultura é encontrado em pequenas e grandes propriedades, com o predomínio da mão-de-obra humana e baixa mecanização. A falta de capital é o marco neste tipo de agricultura, caracterizando-se pouco capitalizada. Utiliza-se a rotação de terra. Pouca produtividade e inutilização de máquinas.
Sistema de produção que faz uso intensivo dos meios de produção na qual se produz grandes quantidades de um só tipo de produto. Requer grande uso de combustíveis e insumos, podendo acarretar alto impacto ambiental, pois não utiliza-se rotação de terra ( desmate, queimada, esgotamento do solo ). Grande produtividade e utilização de maquinas.
Sentido de abater arbustos e vegetais de uma área para cultivo. O método é antigo, possivelmente utilizado por culturas como a dos Maias e dos Incas, que se espalhou pela América do Sul, ate hoje sendo praticada em regiões do Brasil. Principalmente ondeo agronegócio não transformou o campo em pátio industrial. Consistindo em abater a vegetação da área para o plantio, esperar as fibras e os materiais lenhosos secarem até formar matéria combustível suficiente para a queima. Hoje este trabalho de corte da vegetação é feito por foices, facões etc.
Após as queimadas e o preparo do solo é feito o plantio, cultivando o milho, o feijão e a mandioca. No decorrer do tempo há também o processo chamado “ carpir a roça ” ( proteger e tirar da planta as ervas nativas ) .
Modos de produção agrícola .
1 – Características ;Onde ocorre ; Tipo de cultivo ; Técnicas utilizadas :
É aquela que a plantação é feita em pequenas propriedades ( minifúndios ) e a finalidade é a sobrevivência do agricultor e da família. A agricultura de subsistência, pode conter outra forma de produção, por exemplo as plantações de café no Brasil colonial, muitas vezes os colonos praticavam esta forma de cultivo para a sua sustentação , pois a finalidade é a sobrevivência do agricultor e de sua família,não para a venda dos produtos excedentes, em contra posição á agricultura comercial.
É um método usado na agricultura, para atear fogo nas matas, a queimada , para seguir com o destocamento e semear a terra. É aplicado em área agrícola descapitalizada. A produção é feita em pequenas e em medias propriedades, também em grandes latifúndios.
É uma expressão que se originou no sul e sudeste da Ásia, onde há lugares com plantio de arroz, e planícies com inundações, utilização intensiva de mão-de-obra. Praticado em pequenas e médias propriedades , nelas é é obtida alta produtividade, através do selecionamento de sementes, da utilização de fertilizantes, da aplicação de avanços biotecnológicos e de técnicas de preservação do solo que permitem a fixação da família na propriedade por tempo indeterminado. A agricultura de jardinagem consiste basicamente na rizicultura, mas, além disso, a agricultura de jardinagem também consiste na produção de cereais, como arroz, trigo, entre outros, e hortaliças. agricultura de jardinagem é simplesmente como agricultura extensiva que significa uma fazenda que trabalha em condições pequenas, ou seja, que não tem capacidade de comprar maquinas de plantação, irrigação, etc.Então só usa homens para este trabalho.
Sua primeira característica é a monocultura; são produzidas grandes quantidades de um só produto, que se adapta muito bem ao solo e ao clima da região.Alguns produtos cultivados na plantação no Brasil são: Cana de açúcar , café, etc.
Nesse caso, quase toda produção é voltada para o mercado externo, permanecendo no país produtos de baixa qualidade. A mão-de-obra era composta basicamente de escravos e indígenas, alem disso muitos camponeses e pessoas de baixa renda foram obrigadas a trabalhar nas plantações. O plantation ocasionou o surgimento de grandes latifúndios, uma vez em que enormes porções de terras eram destinadas a uma pessoa só. Atualmente, alguns países subdesenvolvidos ainda utilizam o sistema do plantation. Embora grande parte tenha substituído a mão-de-obra escrava pela assalariada, mas ainda existe o trabalho escravo, mesmo eu proibido. No Brasil o Plantation ainda é utilizado em regiões que cultivam cana de açúcar ou café.
Na zona tropical existe uma forma de cultivo denominada PLANTATION, ou cultivo especulativo, que é organizado o mercado externo e não considera os interesses da economia e da sociedade da região ou do país onde é realizado.Esse tipo de cultivo foi introduzido em países como a África, com finalidade de complementar a agricultura da Europa, que se caracteriza por:
. Grandes propriedades;
. Cultivo de produtos tropicais;
. Monocultura;
. Emprego de mão-de-obra barata, inicialmente escrava;
. Utilização de recursos técnicos;
. Produção voltada para a exportação.
Surgiu após a primeira fase da Revolução Industrial, entre o final do século XVIII e o final do século XIX, com base na utilização da energia a vapor e também a eletricidade. Tempo depois ela é caracterizada pelas boas e regulares safras e o aumento da produção devido a utilização de tratores, colheitadeiras, semeadeiras e novos implementos agrícolas.
# Uma grande invenção foi a maquina de separar o caroço da fibra do algodão , facilitando o fornecimento e importante matéria de preço baixo. ( Inventado em 1798 por Eli Whitney ).
Nesse período houve um grande avanço no conhecimento cientifico e a criação de novos tratores que aos poucos foram introduzidos nas lavouras. Sendo o principal fator a acumulação de bens de capital, proporcionando aumento na capacidade de financiar maquinas mais modernas, aumentando ainda mais a produtividade agrícola. Isso por que a Revolução Industrial provocou acumulo de Capital.
Como a produtividade agrícola aumentou rapidamente, e como a demanda por produtos agrícolas não aumentou, já que a quantidade de alimentos que uma pessoa pode consumir é limitada em função da capacidade do seu estômago, a porcentagem da população que trabalhava na agricultura se reduziu drásticamente e foram buscar empregos nas cidades, gerando um grande processo de urbanização.
A Hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido , ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).
Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus por exemplo), admite-se dizer que é um cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia. Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a ferti-irrigação. Não é cultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral esta solução não é completa, pois tem caráter complementar.
Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte. No caso de cultivo sem solo, basta que o solo não seja utilizado. Um exemplo, é o cultivo apenas em húmus de minhoca.
As plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, composta de água pura e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espécie vegetal cultivada. Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, o substrato, como pedras ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características,periodicamente é feito um monitoramento de pH e de concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.
Opinião do grupo:
Havendo mudanças determinadas pela busca da sobrevivência dos nômades, observamos a sua primeira mudança, a do sedentarismo na qual além de desenvolver instrumentos de trabalho passou a explorar o solo dando inicio a agricultura e pecuária.
Vemos nos tempos passados que as características da agricultura vêm se aprimorando cada vez mais. A utilização da mão de obra é muito maior, os homens criavam as suas próprias ferramentas para a lavoura, da qual tiravam toda a sua fonte de renda.
Com o passar dos anos, começaram a inovar as suas técnicas de plantio e tendo uma maior produtividade, começaram a comercializá-las. Assim, tendo um excelente lucro chamando a atenção de países vizinhos.
Com o aumento da tecnologia, o uso de maquinas e de agrotóxicos veio aumentando, os agricultores assim, tiveram que contratar pessoas para ajudar no plantio e irrigação com diferentes tipos de plantações, dando a oportunidade aos trabalhadores de terem direito ao seu salário e assim uma condição de vida melhor.
Com ótimas oportunidades de trabalho, começou a exportação, sendo comercializada em outros países. Mas, com o aumento da produtividade agrícola, os produtos agrícolas não aumentaram, sendo estes obrigados a procurar outros empregos e investir em outras áreas de produção, dando origem a urbanização.
Embora a urbanização esteja muito presente nas nossas atividades, a exportação e importação das atividades agrícolas estão presentes em nossas casas até hoje, suas técnicas utilizadas para cultivar plantas, fibras e outras matérias primas, nos concedem alimentos, roupas e até medicamentos, que são cada vez mais aprimorados por profissionais de diversas áreas que estudam a sociedade no que ela ainda é carente.
Concluímos dizendo que é necessário esse interesse pela agricultura para saber de onde vem maioria do seu sustento e de suas fontes de vida.
A solução certa,para uma colheita garantida.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade